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sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Relembrando os MEMORY ITEMS:

01 - CREW INCAPACITATION
02 - EGPWS ALERTS
03 - EMERGENCY DESCENT
04 - UNRELIABLE SPEED INDICATION
05 - LOSS OF BRAKING
06 - STALL RECOVERY
07 - STALL WARNING AT LIFT-OFF
08 - TCAS WARNING
09 - WINDSHEAR
10 - WINDSHEAR AHEAD



CONFORME CITADO ANTERIORMENTE PARA O CASO DE:

CREW INCAPACITATION:

- CHAMAR A COMISSARIA VIA PA
- A CMRA DEVE APERTAR E TRAVAR OS CINTOS PILOTO INCAPACITADO
- AFASTAR O ASSENTO TOTALMENTE PARA TRAS
- RECLINAR O ENCOSTO
> SÃO NECESSÁRIOS DUAS PESSOAS PARA REMOVER UM CORPO DA
CABINE SEM QUE HAJA INTERFERÊNCIA NOS COMANDOS
> SE NÃO FOR POSSÍVEL REMOVER O CORPO, A CMRA DEVE PERMANECER
NA CABINE PARA CUIDAR DO PILOTO INCAPACITADO
> COM A AJUDA DE UMA CMRA, VERIFICAR SE HÁ A BORDO ALGUM
PASSAGEIRO MÉDICO.
> VERIFICAR SE HÁ A BORDO ALGUM PILOTO DA CIA HABILITADO
PARA SUBSTITUIR O PILOTO INCAPACITADO.



CASO OCORRA EGPWS ALERT:

> AUTO PILOT:.....OFF
> PITCH:..........PULL UP
> THR LVRS:.......TOGA
> SPD BRK:........CHECK RETRACT
> WINGS:..........LEVEL



EM HAVENDO A NECESSIDADE DE EFETUAR UMA DESCIDA DE EMERGENCIA
OS PILOTOS DEVEM:

PRIMEIRAMENTE COLOCAR AS MASCARAS DE OXIGÊNIO E ESTABELECER
COMUNICAÇÕES: "VC ME OUVE - ESTÁ ME OUVINDO ? AFIRMO TE ESCUTO"

EM SEGUIDA O PILOT FLYING VAI INSTINTIVAMENTE:

- GIRAR E PUXAR O SELETOR DE ALTITUDE NO FCU
- GIRAR E PUXAR O SELETOR DE HDG NO FCU
- APENAS PUXAR O SELETOR DE VELOCIDADE QUE TB ESTÁ NO FCU
E LER O FMA PARA CONFIRMAR QUE A AERONAVE INICIOU
UMA DESCIDA EM CURVA COM A VELOCIDADE SELECIONADA.
- E COMANDAR O SPEED BRAKE, VERIFICANDO A VELOCIDADE

SIMULTANEAMENTE, O PILOT NOT FLYING DEVE:

- LIGAR O AVISO DE PRENDER OS CINTOS (SIGNS : ON)
- COLOCAR O ENG MODE SEL EM IGN
- SELECIONAR 7700 NO TRANSPONDER
- E AVISAR O CONTROLE: "centro/controle_____aqui é o ____/____
em descida de emergência para o FL____, na proa____.
- O PNF DEVE AINDA MONITORAR A ALTITUDE DE CABINE E CASO
ESTA ULTRAPASSE OS 14000 FT DEVERÁ ACIONAR AS MÁSCARAS DE
OXIGÊNIO PARA PASSAGEIROS (PAX OXY MASK: MAN ON)

O PF DEVE EFETUAR UM SEGUNDO LOOP PARA REFINAMENTOS DAS SELEÇÕES
DE ALTITUDE, HDG E VELOCIDADE.



PARA O CASO DE OCORRER UM "UNRELIABLE SPEED INDICATION" OS ITENS DE
MEMÓRIA SÃO OS SEGUINTES:

- AP....OFF / FD....OFF / AUTO THRUST....OFF

- PITCH AND THRUST:

> ABAIXO DA THRUST REDUCTION.........................15/TOGA.
> ACIMA DA THRUST REDUCTION, ABAIXO DO FL 100........10/CLB.
> ACIMA DA THRUST REDUCTION, ACIMA DO FL 100..........5/CLB.

- MANTER A PRESENTE CONFIGURAÇÃO DE FLAPS E
- CHECAR SPEED BRAKES RETRAIDOS.


SE OCORRER UMA SITUAÇÃO DE "LOSS OF BRAKE", OS ITENS DE MEMÓRIA A
SEREM EXECUTADOS, SÃO:

- REVERSORES EM MÁXIMO
- PEDAIS DO FREIO: SOLTAR
- SWITCH DO NOSE WHEEL ANTI SKID COLOCAR EM OFF
- PRESSIONAR OS PEDAIS DO FREIO
- MONITORAR A PRESSAO (MAXIMO 1000 PSI)

> SE MESMO ASSIM CONTINUAR SEM FREIOS:

- EFETUAR APLICAÇÕES CURTAS E SUCESSIVAS NO PARKING BRAKE HANDLE.



PARA O CASO DE UM ALERTA DE "STALL":

- NOSE PITCH DOWN APPLY
- BANK: WINGS LEVELLED.



PARA O CASO DE UM ALERTA DE "STALL" NA DECOLAGEM (NO "LIFT-OFF")

- THRUST........TOGA
- PITCH.........15
- BANK..........WINGS LEVELLED


PARA O CASO DE "TCAS WARNINGS":

- callout: "TCAS I HAVE CONTROL"

- AP......OFF / FD......OFF
- FOLLOW THE GREEN ON VERTICAL SPEED SCALE.


PARA O CASO DE "WINDSHEAR":

- THR LVRS.......TOGA
- VR.............ROTATE
- SRS............FOLLOW
- IF AIRBORNE: MAINTAIN PRESENT CONFIG


PARA O CASO DE "WINDSHEAR A HEAD":

- THR LVRS.......TOGA
- SRS............FOLLOW
- GO AROUND PERFORM IF IN APPROACH OR LANDING PHASE
- IF FD IS NOT AVAILABLE: PITCH UP TO 17,5 DEGREES


ESSES SÃO TODOS OS ITENS DE MEMÓRIA DO AIRBUS 320F.


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